1ª Epístola à Timóteo

Introdução

A presente epístola não é direcionada a uma igreja, mas ao dirigente da mesma. Paulo sendo então autor da epístola escreve então para Timóteo. Essa epístola junto com a de Tito são chamadas de “Pastorais” desde o século XVIII pelos pais da igreja. Isso se deve ao conteúdo, onde o apóstolo faz orientações para o dirigente de uma igreja que estava localizada em Éfeso.

O motivo da escrita é variado, vejamos os motivos de sua redação:

1) para não permitir que determinadas pessoas ensinassem outra doutrina (1Tm 1.3-7); 

2) que Timóteo lute pelo cumprimento das profecias referentes ao ministério dele (1Tm 1.18);

3) que o mesmo venha junto com os irmãos realizar interseções por todos os homens (1Tm 2.1-8); 

4) orientações para o grupo de mulheres das igrejas (1Tm 2.9-15); 

5) forma correta de como e quando uma pessoa de ser consagrada ao episcopado (1Tm 3.1-7);

6) sobre a consagração dos diáconos (1Tm 3.8-12);

7) ordenação de mulheres ao serviço (1Tm 3.11);

8) sobre apostasia da fé devido a doutrinas de demônios (1Tm 4.1-3);

9) orientações sobre como admoestar anciãos, pais, jovens e mulheres idosas e viúvas (1Tm 5.1-16);

10) sobre o trato com os presbíteros da igreja (1Tm 5.17-22);

11) sobre o trato entre senhores e escravos (1Tm 6.1-2);

12) e se apartar dos que ensinam outra doutrina (1Tm 6.3-5);

13) orientação para os ricos (1Tm 6.8-19).

Um fator que deve ser observado é que a primeira epístola a Timóteo é o escrito do Novo Testamento que contem mais referência ao termo “doutrina”. Só nessa epístola é mencionada sete vezes (1Tm 1.3, 10; 4.6, 16; 5.17; 6.1, 3). Paulo e João são os únicos a usarem esse termo em nossa versão mais tradicional Almeida. Isso se deve ao fato de que o apóstolo esteja realmente preocupado sobre o dever de se ensinar a sã doutrina e que se devem refutar as falsas doutrinas.

Sobre o assunto principal da epístola, o apóstolo orienta que não se deve ensinar outra doutrina (1Tm 1.3); cuidado com as pessoas que são contrárias à sã doutrina (1Tm 1.10); a doutrina verdadeira deve ser seguida (1Tm 4.6); o ministro deve cuidar pela boa doutrina (1Tm 4.16); presbíteros que trabalham na doutrina devem ser duplamente honrados (1Tm 5.17); ter bom testemunho para que a doutrina não seja blasfemada (1Tm 6.1); a doutrina de Cristo é segundo a piedade (1Tm 6.3).

Sobre Timóteo

Pela linguagem Paulina, Timóteo seria filho espiritual (1Tm 1.2, 18; 2Tm 1.2; 2.1 cf. Tt 1.4; Gl 1Co 4.15; Gl 4.19; Fl 10). Timóteo aparece pela primeira vez em Atos 16, onde é informado que era filho de pai grego e mãe judeu-cristã. O mesmo nasceu em Listra. No mesmo capítulo 16 de Atos nos é informado primeiramente que Timóteo “…do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio”. Duas cidades que se distanciavam cerca de 50km uma da outra, davam bom testemunho do trabalho que o jovem discípulo. Com isso Paulo teve o desejo de leva-lo para suas viagens missionárias. Parece que este Timóteo desde cedo teve seus talentos manifestado mesmo diante de um contexto de perseguição que a igreja sofria. Timóteo foi então circuncidado e seguiu com Paulo em suas viagens através da Frígia, Galácia, Mísia, Tróas, Filipos, Bereia e Corinto. Sua mãe, Eunice, e sua avó, Loide (Lois), são também citadas e elogiadas por sua piedade e fé, o que indica que elas se tornaram cristãs, antes mesmo de Timóteo como é mencionado em 2 Tm 1.5 – “…a qual habitou primeiro em tua avó Loide e em sua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.”. Timóteo foi elogiado por Paulo por seu conhecimento das Escrituras, a quem ele parece ter aprendido ainda na infância. Depois dos nomes de Paulo, o de Timóteo é o mais mencionado no Novo Testamento, cerca de vinte e quatro vezes, sendo vinte e três nas epístolas paulinas e uma aos Hebreus.

Autor

Na própria epístola como é de costume nas outras, o autor, no caso Paulo, se identifica como o seu autor quando o mesmo estava indo ou já se encontrava na região de Macedônia quando recomendou que Timóteo fosse para Éfeso (1Tm 1.1-3).

Autor,
Carlos F. Guimarães