1ª Epístola aos Tessalonicenses
Introdução
De comum acordo nas maiorias de estudiosos bíblicos, a epístola talvez seja o documento mais antigo do Novo Testamento e do Cristianismo. A data dessa epístola pertence aos anos de 50 a 51 d.C.
Lendo a epístola nota-se a alegria do Apóstolo referente a igreja de Tessalonica (1Ts 1.2), pois a mesma se tornou um modelo para as “…igrejas de Deus” e toda a Acaia e em todos os lugares (1Ts 1.3-8; 2.14), em que sofreram perseguição de seus próprios concidadãos (1Ts 2.14b). Os cristão antes eram idolatras e agora aceitaram a Palavra e serviam a Deus (1Ts 1.9) e esperavam a vinda do Cristo (1Ts 1.10).
Paulo aqui também abre sua defesa quanto ao seu ministério dizendo que foi para Tessalônica por causa de uma perseguição em Filipos (1Ts 2.1-2), e ele mesmo não buscava glória de homens (1Ts 2.6), e que trabalhou com as próprias mãos para se manter (1Ts 2.9), e que agiu irrepreensivelmente enquanto esteve em Tessalônica (1Ts 2.10).
As doutrinas pregadas por Paulo na epístola são evidentes quanto à necessidade de perseverar nas perseguições por causa da fé no evangelho de Cristo (1Ts 1.10). A igreja o que parece, carecia de um maior entendimento a cerca dos que dormem (morreram em Cristo) no Senhor, e Paulo nessa epístola dar um ensinamento detalhado sobre a condição tanto dos que dormem quanto os que estarão vivos no momento do chamado arrebatamento (1Ts 4.13-18). Das treze epístolas de Paulo, duas detalham da melhor maneira possível sobre o Arrebatamento: 1Co 15 e 1Ts 4. Na verdade, Paulo é o que mais fala do assunto no Novo Testamento e inclusive, o único a usar o termo “arrebatamento” conforme nossas traduções brasileiras. Essa doutrina PAROUSIA do grego que significa “presença” ou “vinda” é bem exposta nessa epístola em seus cinco capítulos (1.10; 2.19; 3.13; 4.13-18; 5.1-11,23).
A Cidade de Tessalônica
Tessalônica, situada há pouco menos de 160 km a sudoeste de Filipos, era a capital, cidade principal e porto da província romana da Macedônia. Acredita-se que sua população estimava-se os 200.000 habitantes, havia ali uma grande comunidade judaica (At 17.1-2).
Autor
Paulo foi seu fundador na segunda viagem missionária (1Ts 1.1). Quando Paulo fundou a igreja referida aqui já na sua segunda viagem missionária devido serem impelidos a saírem de Filipos (At 16.38-40), devido a isso depois ter percorrido cerca de 160 km de Filipos até Tessalonica. Ali, Paulo pregou sobre Cristo durante três sábados (At 17.2-3) e pessoas que pertenciam à sinagoga se ajuntaram a Paulo e Silas. Alem destes, uma “…grande multidão de gregos religiosos e não poucas mulheres distintas” (At 17.4). A pregação de Paulo a esses teve a participação do Espírito Santo com sinais miraculosos (1Ts 1.5). Mas devido uma forte perseguição promovida por judeus e homens de baixa moral contra Paulo, o mesmo teve que sair da cidade para Beréia. Seu frutífero ministério ali foi encerrado prematuramente devido à intensa hostilidade judaica (At 17.5-10). Note o que foi falado a cerca de Paulo “…estes que têm alvoroçado o mundo chegaram também aqui” (At 17.6). Paulo fala sobre esse fato em sua epístola (1Ts 1.14-16). Estes mesmo judeus perseguiram Paulo depois que ficaram sabendo que o mesmo estava em Beréia e estava tendo êxito ali (At 17.10-14).
Autor,
Carlos F. Guimarães