1ª Epístola de João
Introdução
O apóstolo João serviu o Senhor de muitas maneiras, inclusive como escritor. Esse apóstolo é o único que temos que escreve três gêneros literários.
O apóstolo João escreveu:
1ª) Um evangelho – Uma biografia de Cristo com 21 capítulos;
2ª) Três Epístolas – que são cartas com doutrinas e diversas recomendações à igreja do Senhor;
3ª) Um livro Profético – assim como a lei e os profetas profetizaram até João Batista (Mt 11:13), ou seja, o A.T termina em João Batista. A revelação em Cristo (Hb 1:1) termina em João o apóstolo do amor (Ap 22:18-19).
João é um apóstolo com uma escrita peculiar onde usa termos especiais para descrever a pessoa de Cristo. É o que faz seu evangelho e epístolas serem tão admiráveis. Sobre a pessoa de Cristo João O chama de: O verbo (Jo 1:1); A Palavra (1Jo 1:1); A Vida (1Jo1:2-3); A Luz (Jo 1:8; 8:12); A Verdade (Jo 14:6).
Das três epístolas, a primeira é a mais teológica devido à citação direta e indireta a diversas doutrinas. Nessa primeira epístola João é o único a chamar Cristo de Advogado (1Jo 2.1).
Seu tratamento com a igreja também é diferenciado. Ele chama os irmãos de filhos. O termo “Filhinhos” é citado oito vezes nesta epístola (1Jo 2.1, 12, 18, 28; 3.7, 18; 4.4; 5.21). Talvez João e Paulo (Gl 4:19) tenham aprendido isso com o Senhor Jesus se referindo aos discípulos (Jo 13.33). De qualquer maneira, cada apóstolo tinha um tratamento para com os cristãos. Tiago a exemplo desse assunto chama os membros de “irmãos” ou “meus irmãos” (Tg 1.2, 19; 2.1, 14; 3.1, 12; 4.11; 5.7, 9, 10, 12, 19).
1 – Os assuntos ou doutrinas que são tratados nessa epístola são:
a) A divindade de Cristo como O Eterno (1Jo 1:1-3; cf Jo 1-3);
b) Perdão dos pecados na pessoa de Cristo (1Jo 1:7; 2:1-2, 12);
c) A igreja deve ser amorosa (1Jo 3:11, 18);
d) Trindade divina (1Jo 5:6);
e) Oração (1Jo 5:14-18);
2 – Em sua epístola temos temas de Escatologia:
- falsos profetas (1Jo 4:1);
- espírito do anticristo (1Jo 2:18; 4:3);
- a vinda de Cristo (1Jo 3:1-3);
- “última hora” isso aponta que a igreja passa por seus últimos momentos aqui na terra.
3 – A teologia da comunhão
Segunda, nosso escritor podemos ter comunhão com Deus (1Jo 3:7), e com Jesus (1Jo 3:7) e também com Espírito Santo (1Jo 2:27) e inclusive com os irmãos (1Jo 1:7). Um destaque importante é que João é o apóstolo que mais cita a palavra amor e seus sinônimos, cerca de 36 vezes nesta epístola.
4 – Destinatários
João está escrevendo para uma comunidade de irmãos que já tinham um conhecimento e fé, pois a palavra “saber” com seus sinônimos é constante, cerca de dez vezes é utilizada (1Jo 2.3, 5; 3.2, 14, 19, 24; 4.13; 5.13, 15, 19).
“E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.”
5 – O texto de ouro dessa epístola
Nessa epístola temos uma das maiores afirmações do Novo Testamento: Deus é Amor (1Jo 4.8, 16).
6 – Autor
É de comum acordo que João, irmão de Tiago, filho de Zebedeu, seja realmente o autor dessa epístola (Mt 4.21; 1Jo 1.1). Essa opinião é a mais aceita e defendida principalmente pela forma de linguagem pelo autor sendo utilizada nessas três epístolas. Um ponto similar é que tanto no evangelho como nessa primeira epístola o autor não se identifica. Segundo comentaristas, talvez seja impossível não atribuir a João a autoria dessa epístola. O que nos ajuda a entender que seu autor seja João, irmão de Tiago são referências a ele mesmo contidas nas epístolas e a forma em que usa os termos para transmitir a doutrina cristã. Nessa primeira epístola, o autor deixa bem claro que sua mensagem é baseada no que ele viu (1Jo 1.1), o que suas mãos tocaram (1Jo 1.1), e que seus ouvidos ouviram (1Jo 1.3). O autor deixa claro que viu com os próprios olhos a Vida manifestada, nesse caso é o Cristo (1Jo 1.2). Outro apontamento como defesa da autoria de João são suas palavras chaves que são: luz, Vida, Verdade, Trevas e Mandamentos.
Autor,
Carlos F. Guimarães