2ª Epístola de Pedro

Introdução

Diferente da primeira, o destinatário são “…aos que alcançaram fé igualmente preciosa pela justificação de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” (2Pe 1.1). Devido a isso, acredita-se que Pedro estaria escrevendo para um grupo de Pessoas diferentes dos que receberam a sua primeira epístola. Porém não podemos afirmar. De qualquer maneira, sejam outros ou sejam os mesmos, o escritor deixa suas considerações finais.

A epístola de 2ª Pedro e 2ª Timóteo são semelhantes tanto em conteúdo como pelo contexto em que se passavam seus autores. Em 2ª Timóteo, Paulo estava encarcerado e afirmou “…o tempo de minha partida está próxima” (2Tm 4.6). E Pedro da mesma maneira assim se expressa em seus últimos momentos “…brevemente hei de deixar este meu Tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já o tem revelado” (2Pe 1.14). Nessas duas epístolas os seus autores falam sobre os sinais do fim e a perseverança da igreja após a morte que eles mesmos passariam. Para Timóteo, Paulo fala para que o mesmo pregue em tempo e fora de tempo e cumpra o ministério de um evangelista (2Tm 4.2, 5). Pedro escreve à igreja dizendo que não deixará de exortar a mesma para que depois de sua morte a mesma não se esqueça do que aprendeu (2Pe 1.12, 15). Graças ao bom Deus temos essas relíquias dos dois grandes maiores líderes da igreja: Pedro e Paulo.

É justo esses dois terem tido essa preocupação quanto à doutrina, pois estava já se passando à primeira era apostólica, e os novos discípulos precisavam assumir a mesma postura que os apóstolos receberam de Cristo.

A segunda epístola de Pedro nos apresenta um teor mais escatológico, pois é a melhor recomendação que um líder pode passar para a igreja em seus momentos finais. 

1 – Os temas apresentados nesta epístola são:

a) Novo nascimento mediante a pregação da Palavra (1:3, 23; 2:2);

b) Nossa habitação é o céu (1:4) e Arrebatamento da igreja (1:5, 7; 4:7, 13; 5:1, 4);

c) Santidade cristã (1:14-15, 22; 2:1, 9, 11-17);

d) O perfeito sacrifício de Cristo (1:18-19; 2:22, 24);

e) A eternidade de Cristo (1:20; 5:10);

f) Vida conjugal (3:1-2, 7);

g) Comunhão na igreja (1:22; 3:8-11; 4:1, 8, 10-11; 5:5-10);

h) Perseguição (1:6, 7; 2:18-21; 3:14-18; 4:1-2, 12-19; 5:10);

i) Presbíteros dirigentes (5:1-4);

j) Jovens (5:5).

2 – Nessa epístola temos o destaque daquilo que chamamos de doutrinas fundamentais fé que são: 

  1. a) Arrebatamento (1:11, 16; 3:8-13);
  2. b) Espírito Santo inspira seus profetas (1:20-21);
  3. c) Angelologia – anjos caídos (2:4);
  4. d) Doutrina da condenação eterna (2:5-8);
  5. e) Santidade cristã (3:14).

3 – Autor

Na própria epístola o escritor se apresenta como Simão Pedro o apóstolo (1Pe 1.1). Alguns indicativos confirmam essa tese que são:

1ª) seu nome Simão Pedro (2Pe 1.1 cf Mt 4.18);

2ª) de ter estado presente na transfiguração (2Pe 1.17-18 cf Mt 17.1-8);

3ª) que ele Pedro é uma testemunha ocular da majestade (2Pe 1.16 cf At 1.8);

4ª) Conhecia o apóstolo Paulo (2Pe 3.15-16).

Assim acredita-se que o autor da epístola seja Pedro, chamado também de o príncipe dos apóstolos.

Autor,
Carlos F. Guimarães