2ª Epístola de Pedro
Introdução
Diferente da primeira, o destinatário são “…aos que alcançaram fé igualmente preciosa pela justificação de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” (2Pe 1.1). Devido a isso, acredita-se que Pedro estaria escrevendo para um grupo de Pessoas diferentes dos que receberam a sua primeira epístola. Porém não podemos afirmar. De qualquer maneira, sejam outros ou sejam os mesmos, o escritor deixa suas considerações finais.
A epístola de 2ª Pedro e 2ª Timóteo são semelhantes tanto em conteúdo como pelo contexto em que se passavam seus autores. Em 2ª Timóteo, Paulo estava encarcerado e afirmou “…o tempo de minha partida está próxima” (2Tm 4.6). E Pedro da mesma maneira assim se expressa em seus últimos momentos “…brevemente hei de deixar este meu Tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já o tem revelado” (2Pe 1.14). Nessas duas epístolas os seus autores falam sobre os sinais do fim e a perseverança da igreja após a morte que eles mesmos passariam. Para Timóteo, Paulo fala para que o mesmo pregue em tempo e fora de tempo e cumpra o ministério de um evangelista (2Tm 4.2, 5). Pedro escreve à igreja dizendo que não deixará de exortar a mesma para que depois de sua morte a mesma não se esqueça do que aprendeu (2Pe 1.12, 15). Graças ao bom Deus temos essas relíquias dos dois grandes maiores líderes da igreja: Pedro e Paulo.
É justo esses dois terem tido essa preocupação quanto à doutrina, pois estava já se passando à primeira era apostólica, e os novos discípulos precisavam assumir a mesma postura que os apóstolos receberam de Cristo.
A segunda epístola de Pedro nos apresenta um teor mais escatológico, pois é a melhor recomendação que um líder pode passar para a igreja em seus momentos finais.
1 – Os temas apresentados nesta epístola são:
a) Novo nascimento mediante a pregação da Palavra (1:3, 23; 2:2);
b) Nossa habitação é o céu (1:4) e Arrebatamento da igreja (1:5, 7; 4:7, 13; 5:1, 4);
c) Santidade cristã (1:14-15, 22; 2:1, 9, 11-17);
d) O perfeito sacrifício de Cristo (1:18-19; 2:22, 24);
e) A eternidade de Cristo (1:20; 5:10);
f) Vida conjugal (3:1-2, 7);
g) Comunhão na igreja (1:22; 3:8-11; 4:1, 8, 10-11; 5:5-10);
h) Perseguição (1:6, 7; 2:18-21; 3:14-18; 4:1-2, 12-19; 5:10);
i) Presbíteros dirigentes (5:1-4);
j) Jovens (5:5).
2 – Nessa epístola temos o destaque daquilo que chamamos de doutrinas fundamentais fé que são:
- a) Arrebatamento (1:11, 16; 3:8-13);
- b) Espírito Santo inspira seus profetas (1:20-21);
- c) Angelologia – anjos caídos (2:4);
- d) Doutrina da condenação eterna (2:5-8);
- e) Santidade cristã (3:14).
3 – Autor
Na própria epístola o escritor se apresenta como Simão Pedro o apóstolo (1Pe 1.1). Alguns indicativos confirmam essa tese que são:
1ª) seu nome Simão Pedro (2Pe 1.1 cf Mt 4.18);
2ª) de ter estado presente na transfiguração (2Pe 1.17-18 cf Mt 17.1-8);
3ª) que ele Pedro é uma testemunha ocular da majestade (2Pe 1.16 cf At 1.8);
4ª) Conhecia o apóstolo Paulo (2Pe 3.15-16).
Assim acredita-se que o autor da epístola seja Pedro, chamado também de o príncipe dos apóstolos.
Autor,
Carlos F. Guimarães