Batismo e Ceia, quem pode participar?

“Não batizamos para a pessoa mudar de vida, batizamos por que ela já mudou de vida”

1 – O que é o batismo?
O batismo biblicamente falando significa que uma pessoa fez uma decisão para uma nova vida em Cristo (2Co 5.17) e morrendo para o mundo (Rm 6.3-7; Cl 2.12).

Para que uma pessoa possa ser batizada é necessário antes que creia na mensagem plena do evangelho (Mc 15.16-16: At 8.37) e passe a viver uma nova vida com Cristo deixando toda e velha vida de incredulidade e pecado (Ef 2.1-7; 4.24-32).

2 – Qual a forma bíblica do batismo?
A forma indicada do batismo deve ser por imersão, ou seja, mergulhar a pessoa nas águas. A Palavra “batismo” tem sua origem na palavra grega “Baptismos” essa palavra significa literalmente imersão, ablução, mergulho, e introduzir. As escrituras nos mostram claramente que as pessoas no começo da igreja eram mergulhadas nas águas como sinal de morte e novo nascimento (Jo 3:23). O ato de a pessoa passar pelo batismo nas águas significa em sua forma figurada que ela foi lavada pelo Espírito Santo (1Co 6:11; Tt 3:5), lavada pela palavra (Ef 5:26) e nasceu em Cristo outra vez pela Palavra (1Pd 1:23) e pelo Espírito Santo (Jo 3:5, 8).

Quando uma pessoa passa pelo batismo nas águas, é um ato lindo, pois está confirmando a Palavra em sua vida (Mc 16:16). Está agora morta para o pecado e influência maligna e vive inteiramente para Deus.

Não é obrigatório que o batismo seja em água corrente pois nem todo local tem essa possibilidade, por isso que são providenciados ambientes onde se terá água para realizar o ato de imersão.

3 – Idade para se batizar
A palavra não nos informa uma idade como padrão, somente nos informa que a pessoa tem que ter a capacidade de crer e tomar uma decisão pessoal “…quem crer..” Mc 16.16. De fato podemos perceber que há pessoas que se tornam mais maduras de forma antecipada, outras com trinta anos de idade com mentalidade de vintes anos. Diante desse cenário, a grande maioria das igrejas e suas lideranças vão trabalhar com uma idade mínima de 12 anos e outros requisitos para então a pessoa ser batizada.

4 – Quem não deve batizar
Não se deve batizar para satisfazer orgulho dos pais, ou para interesses pessoais, não se deve batizar por pressão de pastores ou familiares. A pessoa que batizar deve está livre de vícios e pecados. De fato, nos faltaria tempo para detalharmos todos os pontos sobre esse assunto.

 

A Ceia do Senhor

O Senhor Jesus nos deixou o mandamento do Batismo (Mt 28:20) e sobre Participar da Ceia. Ora enquanto o batismo fala que participamos da morte de Cristo e ressuscitamos com Ele de forma espiritual (Rm 6.3-7). A participação na Ceia nos fala da nossa participação no plano da Nova Aliança com Deus mediante ao sangue de Cristo (Mt 26.28; Lc 22.20; 1Co 11.25).

A Ceia do Senhor é descrita em quatro trechos bíblicos (Mat 26.29: Mc 14.22-25; Lc 22.15-20; 1Co 11.23-32). Com esses textos bíblicos o Senhor nos ensina o grande significado desse ato de comunhão.

  1. A Ceia é Memorial (1 Co 11.24-26) – da morte de Cristo no Calvário, para redimir os crentes do pecado e da condenação. Através da Ceia do Senhor, podemos ver mais uma vez diante de nós a morte expiatória de Cristo e seu significado redentor para nossa vida. É um momento de reflexão sobre o que Ele fez por nós, a morte de Cristo é nossa motivação maior para não cairmos em pecado e para nos afastarmos de toda a aparência do mal (1Ts 5.22). É um ato de ação de graças (gr eucaristia) pelas bênçãos e salvação da parte de Deus, provenientes do sacrifício de Jesus Cristo na cruz por nós (Mt 26.27-28; Mc 14.23; Lc 22.19);
  2. A Ceia do Senhor é um ato de comunhão (1Co 10.16-17) – É um momento em que os salvos se alegram juntos pela vitória conquistada no calvário pelo sangue de Cristo (Mt 26.28). Que não estão sujeitos mais a condenação nem das obras do diabo. Todos compartilham juntos do corpo e do sangue de Cristo.
  3. A Ceia do Senhor é um ato de proclamação do evangelho (1Co 11.26) – Todas as vezes que a igreja realiza e participa da Ceia do Senhor, a mesma está anunciando a morte para a salvação e do arrebatamento da igreja “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha”.

 

O que significa a frase “…quem come e bebe para a sua própria condenação” (1Co 11:27)?

O Apóstolo de Jesus aqui nesse trecho nos ensina que não devemos participar da Ceia do Senhor indignamente, mas o que seria participar indignamente? São muitos motivos, vejamos alguns:

  1. A pessoa que não respeita o sacrifício de Cristo não deve participar da Ceia do Senhor, porque ela é um Memorial (1Co 11.24) é preciso ter respeito pelo momento da ceia;
  2. A pessoa que não está em comunhão com a igreja, devido algum motivo não deve participar da Ceia do Senhor, porque ela é um ato de extrema comunhão com os irmãos (1Co 10.216-17);
  3. A pessoa que não crer nas doutrinas do evangelho não pode participar da Ceia do Senhor, pois ela é uma pregação do evangelho do Senhor (1Co 11.26);
  4. A pessoa que não confessa os seus pecados para o Senhor não pode participar da Ceia do Senhor, pois só há perdão mediante ao arrependimento e confissão (Pv 28.13; 1Jo 1.19) e a pessoa deve examinar assim mesma e depois participar da Ceia (1 Co 11.28);
  5. Se uma pessoa não é batizada, não é aconselhável que participe da Ceia do Senhor, pois a Ceia é para todo aquele que participa da morte de Cristo mediante ao batismo (Rm 6.4-7) ora, se uma pessoa não quer batizar, por que então comer do pão e tomar do sangue? 

Esses são alguns motivos em que a palavra de Deus nos orienta sobre quando podemos e quando não podemos participar da Ceia do Senhor.

Todo aquele que crê em Jesus e em sua Palavra tem que passar pelas águas e participar da comunhão da Ceia do Senhor, pois é muito especial e significativo para cada pessoa que está ligada em Cristo Jesus. Quando participamos da Ceia renovamos nossa fé, nos lembramos da importância do calvário para nossa vida e lembramos que o melhor de Deus em Jesus está por vim que é a vinda de Jesus (1 Co 11.26).

Autor,
Carlos Frederico