Epístola à Tito

Introdução

Semelhante às duas epístolas escritas para Timóteo, a presente epístola segue o mesmo caminho, porém, não é “tão” pessoal como as de Timóteo. Paulo escreve para Tito que na redação da epístola estava na ilha de Creta. Paulo tinha recomendado que o mesmo ficasse em Creta para que organizasse ou reorganizasse o conjunto de igrejas naquela localidade sob a liderança de presbíteros (Tt 1.5). A epístola então é direcionada a um homem que seria responsável por presbíteros e suas congregações distribuídas pela Ilha de Creta (Tt 1.5).

1 – A estrutura que compõe toda a epístola são orientações paulinas em que Tito: 

  1. Estabelecesse presbíteros de cidade em cidade (Tt 1.5); 
  2. E esses mesmos presbíteros teriam que ser observados se tinham as específicas qualificações exigidas no ministério (Tt 1.6-9); 
  3. Os desafios desses presbíteros em paralelo com os pecadores (Tt 1.10-16); 
  4. Como Tito trataria o diversificado grupo de membros das igrejas como idosos, mulheres, jovens, senhores e escravos (Tt 2.1-10); 
  5. Sobre qual deve ser a postura de Tito diante das congregações (Tt 2.7-10, 15; 3.8-11); 
  6. Sobre a postura das igrejas sobre a vida social (Tt 3.1-7); 
  7. E o término do ministério de Tito em Creta duraria até a chegada de Ártemas ou Tíquico (Tt 3.12).
  8. E o mesmo Tito teria que ir até o apóstolo em Nicópolis (Tt 3.12).

2 – Sobre a Ilha de Creta

A mesma ilha do Mar Mediterrâneo, com 257 km de comprimento e entre 12 e 56 km de largura. É uma ilha montanhosa com vales férteis e bem povoada. Sobre a população de Creta, o apóstolo Paulo cita um comentário de certo profeta não cristão sobre os habitantes de Creta, disse “…Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos” Tt 1.12. Essa era uma descrição do tipo de pessoas que Tito estaria pregando o evangelho do Senhor Jesus. Sobre os habitantes da mesma, alguns estavam presentes no dia de Pentecostes, isso poderia ser uma resposta de como o evangelho veio a chegar até a ilha de Creta a ponto de ter igrejas em suas cidades (At 2.11). Tempos depois Paulo esteve em Creta (At 27.7-13, 21). Segundo livros de história e enciclopédias, nessa Ilha poderia ter de noventa até cem cidades. Segundo a mitologia, foi em Creta onde “nasceu” Zeus.

3 – Sobre Tito

Tito era um gentio convertido (Gl 2.3), foi companheiro de Paulo no ministério apostólico. Embora não mencionado nominalmente em Atos, o grande relacionamento entre Tito e o apóstolo Paulo vê-se nas doze referências a Tito nas epístolas de Paulo (2 Coríntios, Gálatas, 2 Timóteo e Tito). Ao que se parece, Tito seria resultado da pregação de Paulo pelo fato do apóstolo o chamar de filho na fé que era uma linguagem bem comum na época (1Tm 1.2, 18; 2Tm 1.2; 2.1 cf. Tt 1.4; Gl 1Co 4.15; Gl 4.19; Fl 10).

4 – Autor

O autor é Paulo (Tt 1.1) e o mesmo estava ou ia para Nicópolis aonde iriam se encontrar futuramente.

Autor,
Carlos F. Guimarães