Epístola aos Colossenses

Introdução

A epístola em questão aborda assuntos de práticas reprovadas por Paulo, um deles se refere a costumes judaizantes como “o que comer, beber, festas e sábados” (Cl 2.16); o outro é Ascetismo que é uma doutrina filosófica que defende a abstenção dos prazeres físicos conforme podemos perceber em Cl 2.20-22. Uma outra prática era a idolatria de culto aos anjos (Cl 1.18) e filosofias gnósticas (Cl 2.8) (Os gnósticos ensinavam a perfeição através do conhecimento, uma mistura de religião com filosofia). Lendo então a presente epístola, a igreja que se localizava em Colossos estava sendo alvo de diversos movimentos que lhes tirariam o verdadeiro conhecimento que lhes deram a verdadeira liberdade (Jo 8.32; Cl 2.9-10). Ainda nessa epístola, Paulo exorta a igreja a colocar seus pensamentos nas coisas que são de cima (Cl 3.1-2); e que estejam mortos para o presente século (Cl 3.3-4); Paulo usa dois termos como “mortificai” e “despojai” em relação às praticas reprovadas por Deus que são praticadas na terra (Cl 3.5-11); há na epístola recomendações para boas práticas entre família e a igreja na sociedade (Cl 3.18-25; 4.1-6).

Nessa epístola de forma muito especial, Paulo apresenta o que a teologia chama de supremacia de Cristo, ou seja, o Senhor Jesus o primeiro em tudo e acima de todos:

  1. Cristo como o primeiro em tudo (Cl 1.15);
  2. Cristo é a imagem exata do Deus invisível (Cl 1.15; cf. Hb 1.3);
  3. em Cristo todas as coisas foram criadas (Cl 1.16);
  4. ao mesmo tempo tudo foi criado por Cristo (Cl 1.16b cf. Jo 1.3);
  5. e tudo existe por causa de Cristo (Cl 1.17);
  6. toda a plenitude do Pai habita Nele (Cl 1.19; 2.9).

Com essas palavras o apóstolo afirma, o que era oculto foi revelado aos gentios, que é Cristo, o “mistério revelado” (Cl 1.26, 27; Ef 3.3-9).

Cidade de Colossos

Antiga cidade da Frígia (atual Turquia) que ficava cerca de 177km de Éfeso. Essa cidade ficava situada na rota comercial mais importante de Éfeso e o rio Eufrates. Essa cidade teve grande importância desde os tempos mais antigos. Porém, quando foi fundada Laodicéia que ficava pouca distancia de Colossos, o caminho de rota comercial foi desviado para a cidade nova. Devido a isso, Colossos declinou-se social e comercialmente. Segundo Biblicistas, nos dias de Paulo, Colossos não passava de uma cidade-mercado.

Autor

O autor é Paulo (Cl 1.1), igreja fundada na terceira viagem missionária de Paulo, porém, segundo interpretes, foi fundada pela influencia da pregação de Paulo em seus três anos em Éfeso e pelo seu discípulo Epafras (Cl 2.1; 1.7).

Autor,
Carlos F. Guimarães