Epístola de Tiago
Introdução
Segundo Scofield e muitos outros livros que podemos ler, Tiago seria o apóstolo das obras, pois a presente epístola não se ocupa em teologar espiritualidade, mas a prática como resultado de uma verdadeira espiritualidade. Ao ler a mesma vemos temas diversos, cerca de dezessete assuntos de forma objetiva e resumida sobre a vida cristã. Assim podemos entender que Tiago em sua redação vai direto ao ponto no que se deve ser trabalhado na comunidade de cristãos que necessitam de orientação.
Sua epístola foi dirigida as doze tribos dispersas (Tg 1.1), isso significa judeus que faziam parte agora da nova aliança. Esses dispersos indicam que a epístola foi escrita inicialmente a cristãos judeus que viviam fora da Palestina e anteriormente viviam nela. Essa dispersão seria então resultado de judeus que foram perseguidos pela nova fé em Cristo (a exemplo disso leia At 8.1). Outro motivo seria que esses judeus já moravam em outras terras e tinham suas sinagogas para culto e estudo (a exemplo disso leia At 17.1). De qualquer maneira, essas “doze tribos” foram dispersas por algum motivo.
Os temas tratados são:
1 – perseverança nas provações (Tg 1.2-4, 12-17);
2 – a necessidade de sabedoria (Tg 1.5-8);
3 – prontos a ouvir do que falar (Tg 1.19-25);
4 – a verdadeira religião (Tg 1.26-27);
5 – o pecado de acepção de pessoas (Tg 2.1-13);
6 – obras feitas pela fé (Tg 2.14-26);
7 – sobre o mal das más palavras (Tg 3.1-12);
8 – as obras da sabedoria maligna e a sabedoria do alto (Tg 3.13-18);
9 – guerra contra as paixões internas (Tg 4.1-12);
10 – tudo está dentro da vontade humana (Tg 4.13-17);
11 – a condenação dos ricos opressores (Tg 5.1-6);
12 – pacientes até a vinda do Senhor (Tg 5.7-11);
13 – não fazer juramento (Tg 5.12);
14 – serviço dos presbíteros (Tg 5.13-15);
15 – confissão (Tg 5.16);
16 – a eficácia da oração (Tg 7.16-18);
17 – o retorno de um irmão a Cristo (Tg 5.19-20).
Pontos a Serem Observados
O nome de Cristo é mencionado duas vezes (Tg 1.1; 2.1), porém, de forma clara esse nome é substituído por outro em diversas partes da epístola como “…Senhor…”, “…o bom nome…”, “…o Legislador e um Juiz…”, “…mataram o justo; ele não vos resistiu…”, “…pacientes até a vinda do Senhor…”, “…já a vinda do Senhor está próxima”, “…eis que o Juiz está a porta…” e “…ungindo-o com azeite em nome do Senhor” (Tg 1.12; 2.7; 4.12; 5.6; 5.7, 8, 9, 14).
Um outro ponto é o uso de quatro nomes de personagens pertencentes ao Antigo Testamento que o escritor usa para tratar assuntos importantes para os cristãos. Abraão é mencionado em relação a sua obra materializada demonstrando a fé que tinha em Deus quando ofereceu seu filho sobre o altar (Tg 2.21-24), a sua fé só foi aprovada quando visivelmente foi realizada. Em relação à Raabe, a mesma é utilizada pelo autor com o mesmo propósito. Raabe acreditava no Deus dos hebreus, devido a essa fé ela os acolheu e os conservou em vida e fez um pacto com eles (Js 2.12-15). Sobre o personagem Jó o escritor o utiliza para exemplificar sobre suportar a aflição pela fé no Senhor (Tg 5.10-11). E sobre Elias, Tiago menciona seu nome para exemplificar a eficácia da oração feita por um justo (Tg 5.16-18). Em resumo Tiago nos ensina que a fé nos faz agir.
Autor
Temos na santa escritura três pessoas com o nome de Tiago que são constantemente mencionados na Palavra. São eles Tiago irmão de João filhos de Zebedeu (Mt 4.21), Tiago filho de Alfeu (Mt 10.3), e Tiago irmão do Senhor (Mt 13.55).
O terceiro Tiago tem um destaque diferenciado como é apresentado na escritura, como filho de Maria (Mt 13.55); ao que parece, não acreditou no ministério de Cristo antes de sua ressurreição (Jo 7.5); recebeu uma visita de Cristo após a ressurreição deste (1Co 15.7); estava dentro dos quase cento e vinte no dia de Pentecostes (At 1.14); era tido como coluna na igreja de Jerusalém (Gl 1.18-19); era líder da igreja em Jerusalém (At 12.7; 15.13-19); aconselhou Paulo em uma de suas últimas visitas a Jerusalém (At 21.18-26).
A tradição ao longo de anos tem debatido sobre se esse autor seria mesmo Tiago irmão do Senhor. Mas na grande maioria assim foi aceito que Tiago filho de Maria e irmão de Jesus é o autor da epístola onde seu irmão Judas também foi um importante líder da igreja (Jd 1.1).
Autor,
Carlos F. Guimarães