Evangelho segundo Marcos

Introdução

É o menor evangelho dos quatro que nós temos, pois tem dezesseis capítulos. No presente evangelho o autor não se preocupa narrar em seus detalhes sobre genealogia de Cristo e nem sobre seu milagroso nascimento. O livro apresenta a biografia de Cristo em cenas rápidas. Temos nele mais citação de milagres de cura e libertação para mostrar o poder de Cristo de curas e prodígios, são mencionados pelo menos vinte e duas manifestações de poder em dezesseis capítulos. Parábolas são informadas apenas nove ao contrário de Mateus que informa vinte e três em seu evangelho.

Marcos de forma curiosa usa o termo “imediatamente” certa de 42 vezes no original. Na presente versão Almeida Corrigida e Atualizada pode-se ver o termo “logo” cerca de 42 versículos, isso indica uma narração acelerada e um evangelho cheio de ação. O evangelho de Marcos nas palavras de muitos estudiosos no assunto é tido como “um evangelho mais de atos do que de palavras”, “o evangelho que mostra o Cristo como servo sofredor”.

Nesse pequeno resumo quero fazer uso das belas palavras que foram usadas na Bíblia Sagrada Edição Pastoral 1990 da Edição Paulus na página 1221 sobre a introdução do evangelho escreveu segundo Marcos.

“Marcos escreveu o seu Evangelho com a finalidade precisa de responder à pergunta: Quem é Jesus? O evangelista, porém, não responde com doutrinas teológicas ou discursos de Jesus. ele apenas relata a prática ou atividade de Jesus, deixando que o leitor chegue por si mesmo à conclusão de que Jesus é o Messias, o Filho de Deus (Mc 1.1; 8.29; 14.61; 15.39)… O livro de Marcos é apenas o começo da Boa Notícia (1.1). O autor deixa claro, portanto, que sua obra não é completa e que, para chegar ao fim, supõe que o leitor tome uma posição: continuar o livro através de sua própria vida, tornando-se discípulo de Jesus”

Autor

Marcos é um “sobrenome” desse importante escritor conforme se vê em At 12.12. João é um nome hebraico que significa “Deus é gracioso”, Marcos é um romano com o significado “grande martelo”. Pelo relato de Atos dos apóstolos, Marcos filho de Maria – dentre muitas – Atos 12.12. Sobrinho de Barnabé (Cl 4.10). Era da tribo de Levi ao que tudo indica (At 4.36). Esse importante personagem fez parte da primeira geração da igreja primitiva. Acompanhou Três grandes homens: Barnabé (At 12.25); Paulo (Cl 4.10; 2Tm 4.11; Fm 24). E pelos escritos dos historiadores da igreja Pedro foi à fonte das informações que estão contidas no Evangelho escrito por Marcos. Esse importante personagem era um importante auxiliar na igreja (At 13.5). Segundo alguns, o jovem que aparece enrolado em um lençol poderia ser Marcos, mas nada no texto em si que poderíamos afirmar (Mc 154.51-52).

Personagens

Dentro dezesseis capítulos, o evangelista faz um belo trabalho de detalhes sobre milagres. De João Batista pregando no deserto. Sobre as seitas da época como é caso dos Fariseus e Saduceus, e os nomes dos apóstolos.

Sua importância.

O evangelho de Marcos nos mostra que no período de Cristo, o povo judeu começando pela liderança religiosa esperava o filho de Davi para trazer novamente a glória da dinastia perdida. Cristo, porém não veio para mandar, mas para servir e para sofrer pela causa do Reino. O evangelho foi escrito em um momento em que Roma estava perseguindo cruelmente os cristãos. O evangelho foi uma proposta de fortalecer a fé da igreja naquele período do ano 68 d.C

Autor, Carlos F. Guimarães