O que a Bíblia diz sobre segundo casamento?

Essa é uma das grandes perguntas, mas sobre o novo casamento em caso de viuvez não há dificuldade para se interpretar. O novo casamento é explicitamente permitido, tanto para homens quanto para mulheres nesse caso de viuvez (Romanos 7.3; 1 Coríntios 7.39; Gênesis 25.1; Deuteronômio 25.5-10).

Mas quando o assunto é sobre divórcio o tema é mais complicado. Nas palavras do Senhor Jesus o divórcio somente será permitido em caso de adultério. Porém, precisamos entender que uma boa interpretação não pode ficar isolada em apenas um texto, sendo assim, nas palavras de Paulo o novo casamento é permitido também em caso de abandono conforme 1Co 7.15:

“Porém, se o marido não cristão ou a esposa não cristã quiser o divórcio, então que se divorcie. Nesses casos o marido cristão ou a esposa cristã está livre para fazer como quiser, pois, Deus chamou vocês para viverem em paz” NTLH.

Algo muito importante a se lembrar

Precisamos lembrar que, independentemente do ponto de vista que se tenha a respeito do divórcio, é importante lembrar-se de Malaquias 2.16: “Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel.” De acordo com a Bíblia, o plano de Deus é que o casamento seja um compromisso para toda a vida. “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19.6). Porém, Deus sabe das inúmeras dificuldades de seus filhos dentro do casamento, haja vista que casamento não depende de um só, mas de duas pessoas.

Minha palavra diante desse assunto

Na Palavra de Deus fica evidente que não levaram para o Senhor Jesus todas as situações de casamento. Quando lemos em 1Co 7.25 Paulo diz que sobre tais assuntos ele não tinha um mandamento do Senhor mas daria seu parecer “para os solteiros, eu não tenho nenhum mandamento do Senhor”. Sendo assim, com o crescimento da igreja, muitas situações novas estavam aparecendo e seria necessário uma posição apostólica sobre tais assuntos.

Pensando nos problemas que ocorrem no casamento, eu fico a pensar qual seria a resposta do Senhor Jesus naquela época caso perguntassem a Ele sobre: violência doméstica; uso de drogas; tentativa de homicídio; homens que levam o casamento a profunda miséria por falta de responsabilidade. Ou seja, qual seria a resposta do Senhor Jesus caso tivessem perguntado para Ele sobre esses tipos de sofrimentos dentro do casamento. É algo para se pensar…

Diante disso penso que cada caso é um caso que deva ser analisado pelo ministério da igreja local e então fazer como Paulo “…porém dou a minha opinião como uma pessoa que, pela misericórdia do Senhor, merece confiança. ” 1Co 7.25. Após o caso ser analisado pelo ministério local da igreja, então tomar a decisão mais bíblica possível. Aqui é onde um pastor dirigente sábio e muito bem assessorado por bons obreiros fazem toda a diferença para analisar o casos de divórcio e um novo casamento.

Finalizo dizendo que casamento é muito bom para quem quer ter responsabilidade.

Autor,
Carlos Frederico