Por que Deus criou o inferno?

O assunto traz desconforto para muitos, na verdade, dentre tantos assuntos, dois sempre trarão desconforto em qualquer lugar: sobre a morte e o inferno.

Mas qual foi o propósito de Deus que é amor ter criado o inferno? Para se entender isso, precisamos entender o porque foi criado.

Primeiramente saiba isso!

Deus não quer que as pessoas sejam condenadas, confira o texto abaixo:

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:16

“Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:15

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” João 3:17

“Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” João 3:18

1 – O que é o inferno ou Geenna?

Primeiramente, Jesus sempre usou termos terrenos para falar do outro mundo “…falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis se vos falar das celestiais?” (Jo 3.12).

Quando Jesus cita o termo inferno, Ele usa um lugar geográfico para exemplificar a realidade do inferno. O conhecido Geenna do termo grego que equivale ao Ge-Hinnom do Hebraico. Era o vale de Hinom, onde antigamente ímpios ofereciam-se sacrifícios humanos e inclusive de crianças (2Cr 33.1-6; Jr 7.31). Esse ato cruel foi no reinado de Manasses idolatrando ao deus Moloque, esse mesmo rei ofereceu seus próprios filhos. A localização desse vale ficava ao sul de Jerusalém. Um tempo depois o mesmo vale foi usado para ser usada como reservatório de lixo e chamado de Tofete que significa “lareira” em que esses mesmos lixos ou carcaças de animais segundo a história o fogo ficava constantemente aceso.

2 – O que é o inferno nas palavras de Jesus

Jesus faz uso de um lugar terreno que tem um passado triste para apontar para um lugar espiritual para onde vão os espíritos de pessoas que não receberam a salvação de suas almas (Mc 16.16; Lc 16.22-23; Jo 3.17).

Pelas informações bíblicas sabemos que no inferno haverá tormentos para o espírito da pessoa falecida (Lc 16.23), onde há chamas (Lc 16.24), e de aprisionamento onde a pessoa não pode sair (Lc 16.26). Nesse lugar a pessoa tem lembranças de seu passado terreno (Lc 16.27-29).

Fica evidente que Jesus usa algo terrestre para exemplificar o juízo sobre os que não lhe aceitam como Salvador.

3 – Qual o propósito do inferno?

Primeiramente o tal lugar foi preparado para Satanás e seus anjos (Mt 25.41) e não para pessoas. Pois o diabo se rebelou antes da queda do homem.

O diabo foi expulso e será condenado, pois ele queria estar acima de Deus, criar seu próprio trono e domínio (Is 14.12-15), e não somente ele, mas uma terça parte que se uniu a ele (Ap 12.4, 9).

4 – Por que pessoas serão condenadas para lá?

Em segundo lugar, quando Deus criou o mundo físico disse Ele “…que era bom” (Gn 1.25). Esse termo “bom” significa tanto no adjetivo como substantivo, ou seja, o bom no ato da criação de Deus está se referindo ao que é agradável, frutífero, moralmente correto, fino, conveniente. Ela descreve aquilo que é atraente e correto em todos os sentidos.

Porém, hoje “…toda a criação geme…” (Rm 8.19-22) por causa da desobediência que se iniciou no Éden. Adão que foi criado para viver eternamente juntamente com sua esposa voltaria então após longos anos ao pó da terra (Gn 3.17-19). Mas isso foi escolha deles e não de Deus.

5 – Essa mesma escolha está nas mãos das pessoas até a nossa atualidade.

É importante que o leitor saiba que nossa sociedade por suas próprias escolhas fazem da terra um lugar hostil e inadequado para muitos.

“nossa sociedade é fruto de suas próprias escolhas”

Tudo que passamos é resultado de nossas escolhas. Nossos governantes são resultados de nossas escolhas. A fome é resultado de nossas escolhas. Violência, morte e injustiça são resultados de nossas escolhas.

Adão e Eva perderam o jardim do Éden devido suas escolhas.

A geração de Noé foi condenada devido as suas escolhas.

As pessoas vão ao inferno por que assim elas escolhem. Jesus disse “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16.16

Jesus disse que é necessário que creiamos em sua mensagem, e sua mensagem leva-nos a nos afastar dos pecados que são: “adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus” (Gl 5.19-21).

Nosso mundo respira essas coisas em tudo o que faz. Nossa política, nosso capitalismo, as emissoras, as músicas, a moda, o pensar e o sentir do ser humano vive essa degradação.

Ora, Deus é o criador. Ele criou tudo. E não deixará que a eternidade continue assim. Após a morte, teremos um destino final, e esse mesmo destino é resultado de nossas escolhas enquanto vivemos nessa terra (Hb 9.27).

Deus que ser amado porque Ele nos amou mesmo sendo nós ainda pecadores (Rm 5.8).

Faça sua escolha em crer em Jesus e perseverar até o fim.

Lembre-se, mesmo que Deus não criasse o inferno a sociedade por si mesma faz da terra um “inferno”.

Mesmo se Deus criasse um céu destinado somente aos que não o aceitam, esse mesmo céu perderia sua beleza como no principio de tudo.

Mas aos que aceitam sua Palavra teremos:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós. Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo”. (1 Pe 1.3-5)

Autor,

Carlos F. Guimarães