O que é o livro de Cantares de Salomão

Primeiramente, o livro de Cantares é inspirado pelo Espírito de Deus com o propósito de nos edificar como as demais escrituras (2Tm 3.16), ou seja, contribuir como base teológica de nossa educação conjugal. Esse livro junto com outros livros da Tanakh era lido na Festa de Páscoa do povo israelita, uma das festas mais significativas do povo hebreu. O livro de Cantares de Salomão também é conhecido como ‘O mais Excelente dos Cânticos’. Além desse livro, Salomão escreveu ao todo 1005 cânticos além dos três mil provérbios por ele elaborados (1Rs 4.32).

Segundo a tradição judaica Cantares foi escrito por Salomão em sua juventude.

O livro de Cantares é um livro de conteúdo poético pertencente ao povo de Israel. A poesia dos tempos bíblicos se difere em muitos aspectos da poesia atual brasileira pois cada povo tem em sua literatura peculiaridades distintas.

A data adotada por teólogos e historiadores sempre vai se basear entre os anos 970-930 A.C.

Sobre seu teor sagrado, o rabino Aqiba (50 – 135 d.C) comenta da seguinte forma “…todos os Escritos são santos, mas o Cântico dos Cânticos é o santo dos santos”.

O autor inspirado por Deus para escrever esse precioso livro é Salomão “cântico dos cânticos, que é de Salomão” Ct 1.1 juntamente com a esposa conhecida no livro como Sulamita (Ct 6.13). Os dois fazem declarações de amor um para o outro em forma de cânticos.

Esse livro ao longo dos tempos e de várias versões tem recebido os seguintes títulos: “Cântico dos Cânticos” e “Cantares de Salomão”.

Att. Carlos Frederico