Série perguntas e respostas – O nome das duas Testemunhas
“E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco. Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.
E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.
Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem.” Ap 11.3-6
Ao longo de anos têm sido debatido quem são ou serão essas duas testemunhas. O que causa discussão não é fato de serem “duas” mas sim o que delas é declarado nos versos 5 e 6. Ou seja, poder para fechar os céus para que não chova e converter as águas em sangue; esses sinais foram vistos em Elias e Moisés. Por cousa disso, abriu-se uma grande discussão até os dias atuais sobre a identidade das mesmas. Sobre essas duas testemunhas, são chamadas de “duas oliveiras” que são árvores de grande valor para o povo israelita. São do fruto da árvore oliveira que é extraído o azeito usado para unção de reis, sacerdotes e profetas. Uma única árvore pode produzir tanto quanto 75 litros de azeite. O azeite significa unção do Espírito Santo. Sendo assim, as duas testemunhas serão duas pessoas ungidas por Deus para exercer um importante papel no período apocalíptico.
Muitos acreditam que serão Moisés e Elias retornando a terra, outros acreditam que seria Enoque e Elias. Mas acredito que nem um e nem o outro.
No entanto, serão duas pessoas literais, pois o texto diz que morrem e ressuscitam no mesmo capítulo após três anos e meio, isso é uma forte prova que serão pessoas mortais e não Elias e Moisés, pois quem já foi para o céu foi revestido da imortalidade, ou seja, impossível de morrer novamente.
At. Carlos Frederico