Você ora segundo a vontade de Deus?

Orar é falar com Deus. Quando oramos, estamos suplicando por nós, por alguém ou por situações. Orar não é uma invenção humana, mas um mandamento divino, leia abaixo os principais pontos sobre a oração:

  1. Orar para ser atendido: “Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.” Jr 29.12
  2. É uma questão de dedicação: “Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.” At 6.4
  3. É uma questão de vigilância: “Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.” Mc 13.33
  4. É um dever: “E CONTOU-LHES também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer…” Lc 18.1
  5. Não há limite para se orar: “Orai sem cessar” 1Ts 5.17

Diante dessas verdades bíblicas é necessário sabermos pelo o QUE devemos orar e para isso é necessário tomar por base o que Jesus ensinou sobre a oração então intitulada de Pai nosso.

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.” Mt 6.9-13

Devemos orar pedindo muitas coisas, mas vamos nos atentar para os princípios da oração do Pai Nosso. Nessa oração Cristo nos mostra as petições essenciais que deve conter no conteúdo de nossas orações.

a) Venha o teu reino v.9 – na oração exemplificada por Jesus, Ele nos ensina sobre o desejo em que cada cristão venha ter, em que o Reino de Deus venha sobre a terra. Mas o que seria esse reino? Significa cada cristão viver a “…justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Rm 14.17. Esse é o verdadeiro Reino espiritual e deve ter primazia na vida de todo aquele que queira agradar a Deus (Mt 6.33).

b) Seja feita a tua vontade v.10 – a vontade de Deus é sempre o melhor para todos. Por que a vontade de Deus é melhor? Essa resposta é simples “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jr 29.11). Todos tem seus planos, mas o Senhor tem os melhores “Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Is 55.9). Orar segundo o agrado de Deus é reconhecê-lo em tudo em nossa vida, pois Ele direcionará os nossos passos (Pv 16.9).

c) O pão nosso de cada dia nos dá hoje v.11 – Cristo em seus discursos deixou claro que a vida, as vestes e o sustento são providencias de Deus “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” (Mt 6.26-30). O alimento é uma provisão divina.

d) E perdoa-nos as nossas dívidas v.12 – somos pecadores por natureza, e constantemente devemos suplicar por perdão a Deus com o coração sincero e contrito (1Jo 1.8-9). Cristo ainda faz uma comparação “…assim como nós perdoamos aos nossos devedores” (Mt 6.12) e faz seus ouvintes refletir que “…se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” (Mt 6.14-15). Todo aquele que ora para ser atendido por Deus precisa aprender sobre o valor do perdão.

e) Não nos deixe cair em tentação v.13 – constantemente estamos sendo tentados a desistir devido as lutas da vida (Mt 13.20-21), ou o amor pecaminoso as riquezas (1Tm 6.10). Na oração devemos pedir para que nosso coração seja guardado de todos esses pecados (Pv 4.23; Lc 21.34).

f) Mas livra-nos do mal v.13 – demos pedir constantemente por livramento. Estamos rodeados de potestades malignas “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” (Ef 6.10-11). Além das forças malignas, estamos sujeitos a doenças, acidentes e toda sorte de males, e para isso devemos pedir constantemente essa proteção especial de Deus em nossas vidas.

g) Porque teu é o reino, e o poder e a glória, para sempre. Amém v.13 – é essencial que venhamos sempre a reconhecer o Reino, a onipotência, a glória eterna de Deus. Quando reconhecemos o Reino inabalável de Deus, estamos decretando a falência do reino do diabo, pois ele tem o seu império espiritual (Ef 6.12; 2Co 4.4).

Em nossas orações podemos pedir por curas, milagres, por dons espirituais, por prosperidade e muitos outros motivos, mas com essa oração modelo de Cristo, Ele nos dá os pedidos essenciais de uma oração que agrada a Deus.

Autor,
Carlos Frederico