O que é o livro de Cantares representa para o casamento?
Infelizmente o termo sexo entre o homem e a mulher tem ganhado outros significados e propósitos em um mudo sem Deus. E o livro de Cantares é uma providência divina para resgatar o propósito original do casamento, romantismo e o sexo dentro do casamento.
Se o sexo foi criado por Deus, onde Ele deixou suas recomendações para que pudéssemos ter uma consciência pura referente ao ato conjugal? Onde está a base para o cristão referente à sua sexualidade? Como resposta a essas perguntas, o único livro que vai tratar desse assunto de forma detalhada é o livro de Cantares com seus oito capítulos. Os outros demais livros não tem como ponto principal falar desse assunto com tanta riqueza de detalhes.
Um outro ponto importante sobre o assunto é que não podemos ignorar a finalidade literal desse livro como um Referencial para a sexualidade cristã. É por meio dele que os cristãos casados e pretendentes ao casamento podem ter sua base de fé e inspiração para uma vida sexual abundante. Assim, a sexualidade cristã não pode ser interpretada fora da Palavra de Deus. O Senhor nos deixou esse abençoado livro para que possamos trabalhar a educação Cristã no que tange ao relacionamento conjugal. Assim, temos um conteúdo inspirado por Deus para servir como base e inspiração para o romantismo e sexo dentro do casamento.
Quando lemos o livro de Cantares poderemos então:
- Combater ignorância teológica do sexo no casamento;
- Purificar a mente daqueles cristãos que vêm o sexo no casamento como algo impuro e até desnecessário;
- Mostrar que o livro de Cânticos pode e deve ser estudado e pregado nos cultos da igreja;
- Assegurar que todo casal pode ter um vida sexual abundante;
- Inspirar o romantismo permanente no casamento;
- Inspirar a oração como fonte sustentadora do casamento e da intimidade;
- Reforçar a fidelidade conjugal na mente e no corpo;
- Resgatar o amor dentro do casamento;
- Mostrar para juventude o valor da virgindade e se preparar para a intimidade para o casamento.