Evangelho segundo Lucas
Introdução
O evangelho de Lucas se diferencia dos demais no tocante a histórias e parábolas em que nos outros três não estão mencionados. O evangelho de Lucas é chamado de o primeiro tratado enquanto o de Atos dos Apóstolos é o segundo (Lc 1.1; At 1.1). E este foi endereçado a um homem chamado Teófilo (Lc 1.3). Há uma preciosidade no evangelho de Lucas, pois o mesmo como um historiador narra à história do nascimento milagroso de João Batista (Lc 1.5-25). O evangelho de Lucas registra os cânticos: de cântico de Maria (Lc 1.46-55); de Zacarias (Lc 1.68-79); a canção das hostes angelicais (Lc 2.14) e a canção de Simeão (Lc 2.28-32). Nesse belo tratado nos traz ao conhecimento o resumo dos ensinos de João Batista no deserto (Lc 3.7-18).
Podemos perceber ainda que esse santo evangelho é considerado o “evangelho da oração”, pois revela que Jesus orou em cada momento decisivo de seu ministério: 1) orou no batismo (Lc 3.21); 2) esteve em oração antes de escolher os discípulos (Lc 6.12); 3) estava em oração antes de indagar os discípulos sobre que Ele era para a multidão (Lc 9.18); 4) no momento que orava se transfigurou-se (Lc 9.29); 5) no jardim do Getsêmani orou intensamente (Lc 22.39-46); 6) e na Cruz fez sua última oração terrena (Lc 23.34, 46). Esse mesmo Jesus ensinou sobre a oração modelo (Lc 11.5-8) e falou sobre sua importância usando as parábolas (Lc 11.5-8; 18.1-14).
Lucas no seu Evangelho deixa claro que ele escreveu para os gentios. Por exemplo, ele apresenta a genealogia humana de Jesus, recuando-a até Adão (Lc 3.23-38) e não até Abraão, conforme fez Mateus (cf. Mt 1.1-17). Em Lucas, Jesus é visto claramente como o Salvador divino-humano, que veio como a provisão divina da salvação para todos os descendentes de Adão.
Autor
Embora o autor não se identifique pelo nome em nenhum dos dois livros, o testemunho unânime do cristianismo primitivo e as evidências internas indicam a autoria de Lucas nos dois casos. Segundo parece, Lucas era um gentio convertido, sendo o único autor não-judeu de um livro da Bíblia. Pelas epístolas de Paulo sabemos que Lucas era um “médico amado” (Cl 4.14) e um leal cooperador do apóstolo (2 Tm 4.11; Fm 24). Assim sendo, Lucas é o único escritor gentio do Canon bíblico. Esse importante escritor viu de perto a vida apostólica conforme se vê em sua narrativa sobre Atos.
Personagens
Diferente dos outros evangelhos, nesse é mencionado inúmeros personagens, dentre muitos temos Zacarias e Izabel, pais de João Batista (Lc 1.5). Ana uma viúva que se dedicava ao templo (Lc 2.36-38), Simeão que pega o menino Jesus em seus braços (Lc 2.25-35).
Sua importância.
Esse evangelho nos traz um enriquecimento histórico, pois narra fatos importantes da história do império romano. O terceiro Evangelho é considerado a coroa dos Evangelhos sinóticos. Enquanto o Evangelho de Mateus mostra-nos a realeza do Messias e Marcos o poder, Lucas enfatiza o amor de Deus de forma universal. Lucas é o Evangelho do Homem Perfeito. Os principais temas são: 1) fala sobre a alegria (Lc 1.28; 2.11; 19.37; 24.53); 2) da misericórdia (Lc 1.78,79); 3) do perdão (7.36-50; 19.1-10); 4) da oração (Lc 6.12; 11.1; 22.39-45); 5) dos pobres e necessitados (Lc 4.18); 6) e do poder e da força do Espírito Santo (Lc 1.15,35; 3.22; 4.1; 4.14; 4.17-20; 10.21; 11.13; 24.49). Lucas é, portanto, o Evangelho do crente que quer conhecer melhor o seu Senhor. Dos três, é o único que destaca a importância de ser cheio do Espírito Santo (Lc 1.15, 41, 67; 2.25; 4.1).
Autor, Carlos F. Guimarães