Epístola à Filemon
Introdução
A epístola de Paulo ao Filemom é breve e bela em sua redação. Na presente epístola temos dez personagens que são Paulo; Timóteo companheiro de Paulo; Filemom o que recebe a epístola; Onésimo o motivo da mesma; Áfia que provavelmente era a esposa de Filemom; Arquipo seria o dirigente da igreja em Colossos; Epafras fundador da igreja de Colossos (Cl 1.7; 4.12-13) e companheiro de Paulo; Marcos o escritor do evangelho; Aristarco e Demas companheiros de Paulo e Lucas o escritor do evangelho.
O motivo de Paulo ter escrito a presente epístola é a pessoa de Onésimo (Fm 10). Pelo o enredo, percebe que Onésimo é uma personagem diferente de outros, ou seja, ele é de propriedade de Filemom, no caso um servo “involuntário”, nesse caso um escravo (Fm 16). Esse mesmo Onésimo que no grego significa “útil” se converte ao evangelho através de Paulo (Fm 10) e que se tornou útil para o ministério do apóstolo (Fm 11-13). Pelo que se entende, Onésimo ao fugir parece ter dado prejuízos ao Filemom tanto que Paulo diz que se for necessário, ele Paulo assume a dívida (Fm 18-19). Na epístola não deixa claro o que de fato aconteceu para que houvesse esse prejuízo e a separação entre Filemon e seu servo.
Mas como o novo discípulo é servo de Filemom, Paulo escreve a epístola fazendo alguns pedidos especiais:
1) receba Onésimo como o próprio coração de Paulo (Fm 12);
2) receba como irmão em Cristo (Fm 16);
3) receba Onésimo como o próprio Paulo (Fm 17);
4) que obedecesse ao pedido de Paulo não por força, mas voluntário (Fm 20-21).
A epístola é pessoal, mas nela Paulo cumprimenta toda a igreja (Fm 2-3). No momento da escrita da mesma, Paulo estava preso em Roma segundo a maioria dos estudiosos no assunto (Fm 1).
1 – Contexto da Escravidão nos tempos bíblicos
Tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento nos mostram a presença de pessoas como escravas. Os motivos de uma pessoa ser escrava poderiam ser diversos como prisioneiros de guerra (Gn 14.14; Dt 20.14; 2Cr 28.8); ladrões (Ex 22.3); pessoas endividadas sem condições de saldar suas dívidas (2Rs 4.1; Nm 5.4, 5; Mt 18.25); filhos de escravos que ficavam sob serviço da mesma maneira de seus pais (Gn 14.14; 15.3; 17.23; Jr 2.14).
2 – O trato da Escravidão na Lei
A lei dava ao escravo compaixão e descanso no sétimo dia (Ex 20.10); e no sétimo ano era libertado de sua escravidão para ser totalmente livre (Dt 15.12; Lv 25.41); não eram para serem castigados com vara (Ex 21.20, 26-27). Um dos motivos de Israel sofrer foi porque a nação que foi escrava do Egito e recebeu liberdade do Senhor não a fez da mesma maneira com seus escravos (Jr 34.9-20).
3 – O Trato das Epístolas para com os Escravos
No livro Histórico do Novo Testamento que é Atos dos Apóstolos prediz a promessa que o Espírito Santo seria derramado sobre os servos e servas (At 2.18). Em Cristo tanto patrão como escravo são um, e tanto um para com o outro deveriam ter um bom relacionamento cristão (1Co 7.20-23; Gl 3.28; Ef 6.5-9; Cl 3.22-4.1)
4 – Pontos a Serem Analisados
Uma primeira observação nessa epístola seria o que levou Onésimo a fugir de Filemom que era o seu senhor. Com as informações contidas na epístola, percebemos que Filemom era homem de bom testemunho, homem de fé, amor e amado pelos da mesma fé (Fm 4-7). Com isso poderíamos supor que Filemom não era um mau patrão. Paulo sempre ensinava tanto os servos como os seus senhores a respeitarem (1Tm 6.1-2). Assim buscando essa resposta, só nos vem suposições do porque Onésimo tenha gerado dano para Filemon.
Uma outra observação é como Paulo e Onésimo se encontraram. Paulo deixa muito claro que foi durante a sua prisão que Onésimo nasceu de novo (Fm 10). Assim, com a ausência de informações resta-nos suposições que se baseiam em cultura ou imaginação. Alguns acreditam que Onésimo já conhecia Paulo e quando ficou sabendo que este estava preso foi lhe dar auxílio. Outros acreditam que Onésimo devido algum delito foi preso na mesma cela que Paulo, ocasionando assim o encontro de Onésimo com Cristo dentro da prisão (Fm 10, 13).
5 – Autor
O autor é Paulo e estava preso na ocasião da escrita desta epístola em Roma (Fm 1) e já velho segundo o que parece (Fm 9).
Autor,
Carlos F. Guimarães