1ª Epístola de Pedro
Introdução
A presente epístola foi escrita para cristãos que estavam “dispersos” no Ponto, Galácia, Capadocia, Ásia e Bitínia. Isso indica que a epístola de Pedro como as outras que são chamadas de epístolas católicas não ficariam de posse de uma só comunidade cristã da época sendo que a cópia de um escrito em pergaminho custava alto valor. Vemos aqui que as epístolas funcionavam como uma carta “circular”, leia com atenção Atos 16.4-8.
O termo “forasteiros” – é de comum acordo que esse termo tem um significado espiritual, ou seja, que os destinatários estavam apenas de passagem nesse mundo.
O termo “dispersão” – do grego diáspora, designava os judeus emigrados da Palestina. Aqui o termo se refere aos cristãos de origem judaica dispersos no mundo Greco-romano. Também é um termo técnico para se referir a judeus fora de sua terra (BÍBLIA DE JERUSALÉM, Edição Resvista e Ampliada. 1 ed.2002, 9 reimpressão 2013. São Paulo: Paulus)
O ministério de Pedro não estava resumido somente à Palestina, mas fora dentro do império romano. Diante do constante crescimento da igreja, foi necessário que o grande personagem que andou com Cristo lhe escrevesse epístolas para orientação.
1 – Os assuntos abordados pelo escritor são:
- a bendita esperança na revelação de Jesus Cristo (1Pe 1.3-12);
- uma exortação à santidade diante da prova (1Pe 1.13 – 2.12);
- subordinação à autoridade humana (1Pe 2.13-17);
- a postura dos escravos com seus senhores (1Pe 2.18-25);
- a conduta das mulheres para com os maridos, e vida conjugal (1Pe 3.1-7);
- a comunhão da igreja (1Pe 3.8 – 4.11);
- mais uma exortação sobre a firmeza anti a perseguição (1Pe 4.12-19);
- orientação aos presbíteros (1Pe 5.1-4);
- orientação para a juventude (1Pe 5.5);
- orientação finais para igreja sobre oração e vigilância (1Pe 5.6-9).
2 – Autor
Na própria epístola o escritor se apresenta como Pedro o apóstolo (1Pe 1.1). Esse fato em que Pedro seja o autor da primeira epístola que leva seu nome foi aceita desde os primórdios da igreja. Na ocasião da escrita, o apóstolo estava ao que indica em Roma sendo representada pela figura Babilônia (1Pe 5.13). Esse mesmo Pedro era da profissão de pescador junto com seu irmão André (Mt 4.18). Uma observação a ser sempre vista, é que o nome de Pedro sempre é o primeiro a ser mencionado na listagem dos apóstolos (Mt 10.2; Mc 3.16; Lc 6.14; At 1.13). Dos doze apóstolos, o nome de Pedro é o mais citado e o que mais fala com o mestre. A quantidade registrada em todo o Novo Testamento é de mais de 150 citações do nome Pedro. As localidades registradas já no primeiro versículo como Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia eram igrejas fundadas por Paulo ou por um de seus cooperadores. Os dispersos nesta região poderiam ser tantos judeus como gentios que antes habitavam em Jerusalém.
Autor,
Carlos F. Guimarães