BATISMO COM ESPÍRITO SANTO
O que vem a ser essa manifestação? Porque línguas? Porque batizados com o Espírito Santo? Para que possamos entender esse assunto, devemos mergulhar nas escrituras e analisar o que ela mesma tem a dizer sobre esse tema tão polêmico entre igrejas. Mas antes de adentrar nesse importante assunto, é preciso entender que o batismo com Espírito Santo é uma experiência com o próprio Espírito do Senhor. E que esse batismo é uma obra a parte que o Espírito concede ao cristão depois de salvo, pois aqueles que receberam já estavam salvos (Lucas 10:20); estavam limpos pela Palavra que Cristo lhes havia falado (João 15:3); já haviam sido escolhidos para uma obra especifíca (João 15:16); não pertenciam ao mundo (João 17:16), e eram homens de oração (Atos 1:14). E para melhor entender essa manifestação, é de suma importância que conheçamos os diferentes títulos dados pelas escrituras a essa experiência pessoal dada a cada cristão.
1) Batismo com o Espírito Santo – A palavra ”batismo” tem sua origem na palavra grega ”baptismós” com o significado de imersão, ablução, mergulho e introduzir. Sendo, assim, o crente será imerso no sobrenatural do Espírito Santo. Sua vida terá mudanças patentes aos olhos humanos. Essas mudanças giram em torno de quatro aspectos que completam a vida do cristão: 1) Em relação ao pecado, pelo Espírito Santo terá medo de pecar, pois o mesmo Espírito tem poder para convencer do pecado (I João 3:9), e com isso terá em sua vida um andar santo e de busca constante a Deus; 2) Em relação a sua comunhão com Deus, a sua vida de oração será mais intensa e viva, sua vida de adoração e louvor será espontânea, e seu coração será entregue a Deus e tudo o que é santo, sua mente e coração será totalmente do Espírito de Deus e de seus ensinos (I Coríntios 2:13); 3) Em relação a sua conduta fora da igreja será de renuncia do mundo e de manifestação do fruto do Espírito Santo com as pessoas (Gálatas 2:22), e terá apego e amor aos demais irmãos de sua congregação (Atos 2:42-47; Romanos 12:10; Efésios 4:32); 4) E em relação ao serviçi ministerial, será manisfestado os dons do Espírito Santo ma pessoa (I Coríntios 12:6-8) e produtividade (João15:16).O ensino sobre o batismo com o Espírito Santo é fiel, bíblico e digno de aceitação, pois, foi ensinado por João Batista (Mateus 3:11; Marcos 1:8; Lucas 3:16; João 1:33), prometido por jesus (Lucas 24:49; Atos 1:4-5)) e confirmado por Pedro (Atos 2:16-18).
- Derramamento do Espírito Santo – Isso fala da generosidade de Deus em disponibilizar o seu Espírito para a igreja (Tito 3:5,6), que com isso o próprio Senhor Jesus disse que o Espírito pode ser recebido por meio de uma oração com fé (Lucas 11:13). A palavra ”derramar” nos indica que essa promessa não tem limites geográficos ”Porque a promessa voz diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus,nosso Senhor, chamar.” (Atos 2:39). Fala-nos também quem não tem classe de pessoas especiais para receber desse derramamento, ou seja, todos, dos mais jovens até os mais velhos poderão receber dessa maravilhosa promsessa ”… que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias profetizarão.” (Atos 2:17-18). E a exigência mais do que necessário e principal para receber desse precioso derramamento do Espírito Santo é o arrependimento dos pecados …”Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:38). É importante notar que Pedro usa esse verbo ”derramar” três vezes em seu sermão, para explicar o pôrque daquelas línguas (Atos 2:17-18-33). É o real desejo de Deus que todos sejam imergidos no Espírito Santo.
- Ser Cheio do Espírito Santo – Somente o evangelista Lucas é que usa esse termo ”cheio do Espírito”. Em seu evangelho ele usou esse termo para mostras pessoas integras que estavam sob a graça de Deus na preparação da vinda de Jesus: João Batista (Lucas 1:15); sua mãe Izabel (Lucas 1:41); seu pai Zacarias (Lucas 1:67); Jesus (Lucas 4:1); Simeão, um judeu piedoso em Jerusálem, sobre ele Lucas fala três detalhes diferentes a atuação do Espírito Santo nele: 1º) o Espírito Santo estava sobre ele (Lucas 2:25); 2º) recebeu uma revelação do Espírito Santo (Lucas 2:26); 3º) e foi guiado pelo Espírito Santo no ano e dia certo em que Jesus foi circuncidado no tempo (Lucas 2:27). Lógico que eles não falaram em línguas estranhas, mas Lucas usou essa linguagem para expor em seu evangelho que esses homens estavam sob a direção do Espírito no que diz a respeito da vinda do Messias para a redenção. Já em seu livro, o Atos do Apóstolos, Lucas usa essa linguagem para mostrar a realidade do enchimetno do Espírito Santo como recebimento da promessa do Pai. Esse termo estar ”cheio do Espírito Santo” é muito comum e significativo na escritura e na igreja primitiva. Os 120 foram cheios (Atos 2:4), os apóstolos foram cheios (Atos 4:31). Veja todos os versículos (Atos 2.4; 4:8-31; 6.3-5-8; 7.55; 9.17; 11.24; 13.9-52). Essa frase ”cheio do Espírito Santo” mostra a conseqüência do derramamento do Espírito, ou seja, só é cheio quem recebe derramamento, o batismo do Espírito Santo. Ser cheio é sinônimo de poder (Atos 1:8); coragem e ousadia (Atos 4:8-31; I Coríntios 2:4; Atos 6:10); profecias, sonhos e visões (Atos 2:17-18); línguas como sinal e edificação pessoal (Atos 2:4; 10:44-46; I Coríntios 14:4-14); sinais do poder miraculoso de Deus no ministério (Atos 2:43), e vida em comunhão com os irmãos em Cristo (Atos 2:44-47). É necessário o cristão estar cheio, nutrido, repleto da graça do Espírito Santo.
- Um Dom – O batismo com o Espírito Santo é também chamado de dom de Deus (Atos 2:38; 8:20; 10:45; 11:17). Tem vários termos do grego que se traduzem na palavra ”dom” que são: ”dósis”, ”karisma”, ”doma”, ”dórema”e ”dorea”. No caso desses versículos já citados, a palavra usada é ”dórea” que quer dizer ”presente”, isso significa que o batismo com o Espírito Santo é um presente de Deus a todo aquele que crer em seu Filho como Salvador e Senhor. É por isso que Ele é derramado abundantemente para uma obra completa (Tito 3:5).
- Batismo com o Espírito Santo é um Revestimento – Jesus intitulou também o batismo com o Espírito Santo como um revestimento ”E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusálem, até que ao alto sejais rrevestidos de poder.” (Lucas 24:49). Esse termo é bastante usado no novo testamento para relacionar com a nova vida do cristão (Romanos 13:12; Efésios 4:24; 6:11; I Tessalonissenses 5:8; Colossenses 3:10). Essa frase ”revestidos de poder”, quer dizer vestir de novo, porém, não com a mesma roupa, mas com uma diferente e melhor, e esse revestimento é a virtude do Espírito Santo como está bem explicado ”Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós…” (Atos 1:8). Após esse revestimento de puro poder do Espírito Santo a pessoa não será mais a mesma.
- O Batismo com Espírito Santo é uma Promessa – No evangelho de Lucas e no livro de Atos, o batismo com o Espírito Santo é denominado como a promessa do Pai celestial aos discípulos: ”E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusálem, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lucas 24:49). Novamente essa mesma intitulação é feita no livro de Atos: ”E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusálem, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouviste.” (Atos 1:4). Pedro também chamou e confirmou por meio da profecia de Joel que o batismo com o Espírito Santo é uma promessa: ”Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel…”(Atos 2:16);”De sorte que, exaltado pela destra de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis”(Atos 2:33);”Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.”(Atos 2:39). Essa promessa não é só para organização ministerial da igreja, nem só para aqueles que são missionários, o próprio sermão de Pedro nos confirma isto ”Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe…” O profeta Joel frisou em sua mensagem inspirada que os servos e as servas seriam agraciadas com essa promessa (Joel 2:29). É importante aplicar nesses versículos uma exegese correta, pois, estão se referindo literalmente ao batismo com o Espírito Santo, enquanto em Efésios 1:13 e 4:30 estão se referindo a vida eterna. Essa promessa do derramamento do Espírito é para toda a igreja de Jesus Cristo, do mais novo até o mais velho, do mais experiente até o novo convertido (Atos 19:2). É do agrado de Deus que todos, não importa quem ou quantos, Deus quer que todos alcancem essa ditosa promessa do Batismo com o Espírito Santo (Lucas 11:13).