OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
A Tipologia bíblica é um dos mais proveitosos estudos que podemos extrair das escrituras. Tipos ou símbolos é uma representação da realidade. Deus usou figuras para comunicar as verdades divinas aos homens. Essa foi uma forma de facilitar o entendimento humano sobre os desígnios divinos e o plano de salvação. O fato de o Senhor ter sempre usado essa forma de comunicação é para facilitar a memorização tanto para os mais entendidos como para os leigos em letras. Quando falamos em tipos, figuras ou símbolos referem-se a uma representação do que é real. Deus usou muito as figuras acerca do tabernáculo e seus utensílios em cerimônias prefigurando o ministério de Cristo; através dos profetas usou a figura de linguagem para expor o juízo e o consolo para Israel; Jesus usou muito os ensinamentos em parábolas para revelar os mistérios do reino.
É necessário saber também que os símbolos não podem representar por completo os personagens aqui apresentados. Por exemplo: o leão é o tipo de Cristo quando se fala de força e autoridade como rei da selva; porém o leão sendo selvagem e muito perigoso já não representa nesses termos a pessoa de Cristo que é comparado ao bom pastor que tem amor pelas suas ovelhas. Sendo assim, entende-se que os símbolos, figuras e tipos são para nos ajudar a entender a mensagem divina e não para personificar tal animal em uma divindade.
Quando falamos então em símbolos do Espírito Santo, esses símbolos têm a função de representá-lo em três modos: 1) Sua Divindade; 2) Sua pessoa; 3) Sua obra ou missão. Ou seja, os tipos aplicados ao Espírito têm por função mostrar o fato D’ele ser Deus; revelar a sua Pessoa ativa e sua obra na vida dos homens.
Veremos todos os símbolos aplicados ao Espírito Santo em toda a escritura. Lembrando que os símbolos usados podem ser objetos de uso, elementos da natureza ou animais.
1- Óleo – O óleo em que constantemente a bíblia se refere é o óleo tirado as azeitonas, e as azeitonas tirada da árvore chamada oliveira. O óleo da oliveira foi um artigo de grande importância na Palestina. Esse óleo era usado na alimentação (I Reis17:12); para por em ferimentos e usado como cosmético (Lucas 10:34); para iluminação de uma casa (Mateus 25:4); para iluminação do tabernáculo (Êxodo 27:20-21); para ser usado como unção para ungir doentes (Marcos 6:13; Tiago 5:14); ungir os hóspedes (Lucas 7:46); como perfume (Daniel 10:3; Mateus 6:17; João 12:3). Achamos o óleo tipificando o Espírito Santo pelo fato em que o Espírito alimenta o cristão com a palavra de Deus, mata sua fome espiritual, sacia o desejo em conhecer a Jesus (João 16:13; Mateus 4:4); Ele sara as feridas da alma do pecador, dá alegria e animo na jornada por isso é chamado de o Consolador (João 14:16; Gálatas 5:22); o Espírito Santo busca iluminar o pecador com luz do evangelho (II Coríntios 4:4); ilumina o andar do crente (Mateus 25:4; Salmos 119:105); pela virtude do Espírito Santo o doente pode ser curado de qualquer enfermidade (I Coríntios 12:9; Atos 10:38); Ele faz com que tenhamos o cheiro de Cristo (II Coríntios 2:14-15). É através dessas figuras que entendemos a dimensão do Espírito na vida do cristão.
2- Unção – Unção significa o ato ou efeito de ungir alguém ou objeto para um determinado propósito santo. O óleo de azeite era separado para ser o Santo Óleo da Unção (Êxodo 30:25; Números 35:25). Ungir é por ou derramar o óleo do azeite sobre a cabeça da pessoa para o ministério sacerdotal (Êxodo 30:30); para ungir profetas (I Reis 19:16); e reis (I Samuel 16:1-13); ungir o tabernáculo (Êxodo 30:26); os objetos sagrados do tabernáculo (Êxodo 30:27-29); na purificação da lepra (Levítico 14:14-18); na unção da farinha (Levítico 2:1). O Espírito Santo ungi o crente para Deus em dois propósitos: 1) O ungi para salvação após ter recebido perdão de seus pecados e para ser santo ao Senhor (II Coríntios 1:21; I Pedro 1:15); 2) O ungi para o serviço ministerial (Lucas 4:18; Atos 10:38; 13:2-4). A unção do Espírito Santo é superior à consagração humana, pois a consagração humana é só uma confirmação do chamado ministerial do Espírito Santo.
3- Pomba – As pombas domésticas medem aproximadamente 30 centímetros e podem ser brancas, pintadas, preta, avermelhadas ou acinzentadas. Constroem seus ninhos em locais protegidos contra chuvas e ventos fortes. A fêmea põe 02 ovos por ninhada que são incubados pelo casal durante 17 ou 18 dias e tem a vantagem de ser muito fértil. Os filhotes são alimentados com ”leite de pomba”, feito de células que se formam dentro da mandíbula inferior da fêmea. A fêmea tem até seis ninhadas por temporada e vivem até 09 anos. É um dos mais velhos amigos do homem. Os faraós tinham a pomba a seu serviço, há mais de 3000 anos antes de Cristo. Eles haviam reconhecido sua grande resistência e espantoso senso de direção, e usavam-na como mensageira. Mais tarde, a pomba passou a ser valorizada pelo sabor de sua carne e por sua beleza decorativa. Na verdade, há três tipos de pomba doméstica: as que são criadas para o abate; os pombo-correio, usados para levar mensagens; e as pombas ornamentais, criadas por suas qualidades decorativas. O pombo-correio, cuidadosamente criado e selecionado, é pequeno, mas tem asas grandes e enorme resistência no vôo. Sabe-se de alguns pombos que chegaram a voar mais de 960 km. As pombas ornamentais são criadas por causa de seu canto, por suas habilidades acrobatas ou de vôo, ou pela sua beleza. Criam-se pombos no mundo inteiro, e eles são alimentados com trigo, cevada, aveia e milho.
A pomba é um pássaro presente nas escrituras. É comentada nos quatro evangelhos de como o Espírito Santo repousou em Jesus e forma corpórea de uma pomba (Mateus 3:16; Marcos 1:10; Lucas 3:22; João 1:32). A pomba na bíblia foi usada para representar a liberdade do salmista (Salmos 55:6); usada como sacrifício da classe mais pobre dos israelitas (Levítico 1:14; Lucas 2:24); a beleza da mulher de Salomão (Cantares 2:14; 5:2; 6:9); a simplicidade e humildade dos discípulos (Mateus 10:16). Ao se deparar com uma pomba, percebemos que é inofensiva, não faz mal ao homem, é pacifica e delicada. É interessante notar nas escrituras que o Espírito Santo é colocado como sensível com os nossos atos e facilmente entristecido pelo nosso pecados (Efésios 4:30), e pode ser espantado, ou melhor dizendo, apagado, ou seja, ser resistido no seio da igreja (I Tessalonicenses 5:19). A pomba é universalmente usada para representar a paz, que é um dos frutos do Espírito Santo (Romanos 14:17; Gálatas 5:22; Efésios 5:9); diz os biólogos que a pomba vive em monogamia estrita e nunca abandona seu companheiro. Esta característica de constância identifica o constante amos do Espírito Santo por nós, pois Ele é o nosso Consolador que anda lado a lado com a igreja de Jesus Cristo (João 14:16).
4- Água – A água é a substância de maior quantidade encontrada nos seres vivos, corresponde a 70% do peso do homem. Graças a água, os seres vivos conseguem manter a temperatura média de seu organismo. É chamada fonte de vida pela sua tão preciosidade na vida na terra, tanto para o ser humano como para os animais por mais simples ou complexas existentes. Como a água é essencial a toda forma de vida, não pode haver vida sem água, usando o mesmo princípio, também não há vida espiritual sem a presença do Espírito Santo. Ao analisar com cuidado as escrituras percebemos que o Espírito sempre está presente no meio da humanidade, para executar o plano divino. A água é usada para ilustrar a participação do Espírito Santo no novo nascimento (João 3:5; Tito 3:5); batismo com o Espírito Santo (Atos 1:5); numa abundancia espiritual e plena (Isaías 44:3; Joel 2:28-29); na santificação (I Coríntios 6:11); renovando sempre a vida de comunhão com Deus (Isaías 32:15) e gerando frutos para uma vida exemplar diante de Deus e dos homens (Gálatas 5:22).
5 – Rios (João 7:37-39) – É um grande privilegio o cristão ter sido lavado e agora passar ser um rio pelo Espírito Santo (João 7:39). Isso nos mostra que o cirstão recebe a graça de ser um aponte entre o pecador e Jesus (Romanos 10:14; João 4:14; Apocalipse 22:17); enquanto a água lava, o rio fornece essa água, e esse rio é o Espírito Santo. O cristão tem em si essa água tão procurada por pessoas ressequidas espiritualmente (Provérbios 12:25; Romanos 10:14-15).
6- Vento – Em toda escritura, somente o Espírito Santo é representado pelo vento, essa figura a Ele atribuída é uma forte declaração de seu poder. O vento nos fala de cinco atributos do Espírito Santo: 1) Sua onipresença, pois o vento está em todo lugar. Não existe nenhum país, lugar baixo ou lugar alto em que o vento não venha soprar (Salmos 139:7; Isaías 40:13); 2) Sua onisciência, pois estando em todo lugar sabe todas as coisas também; 3) Sua onipotência , porque o vento é forte, foi o vento oriental que abriu o Mar Vermelho (Êxodo 14:21), vento fala de força e poder (Salmos 107:25; 147:18); 4) Seu ato soberano de conduzie os homens (João 3:8); 5) O vento que traz vida, ou seja, o oxigênio, três quartos da alimentação do homem e dos animais vem do ar, com também a vegetação. Sem o ar – oxigênio- não poderá haver vida, pode-se ficar alguns dias sem alimentos sólidos, porém, ficar sem o ar só é possível por alguns minutos. Não existe vida de comunhão abundante sem o Espírito Santo de Deus. É o Espírito Santo que dá a possibilidade do homem ter comunhão viva com Deus (Romanos 8:9; Gálatas 5:25).
7- Fogo – O fogo queima, consome e limpa. O fogo representa bem a manifestação do Espírito Santo. O Espírito veio como fogo sobre os 120 que estavam reunidos no cenáculo (Atos 2:1-9); assim como o fogo consome tudo que é perecível, o Espírito só diz o que é verdadeiro e nada de falso (I João 5:6); o fogo é usado para derreter o metal e o ouro, ou seja, purificando-os, assim o Espírito é responsável por santificar o cristão pelo fogo da palavra (Efésios 6:17; Jeremias 5:14; 23:29).
8- Selo – Era uma porção de argila ou de cera, carimbada, enquanto mole, com um sinete (veja essa palavra ”sinete” no glossário), para lacrar portas (Mateus 27:66), cartas (I Reis 21:8) e para autenticar documentos em geral (Jeremias 32:10-14; Apocalipse 5:2). A palavra selo ou penhor vem do grego ”Arrabon” e significa depósito antecipado ou garantia. Usava-se entre autoridades o rolo gravado em alto-relevo ou o anel-sinete usados para selar, isto é, carimbar documentos (Gênesis 38:18; Jeremias 22:24). O selo de uma autoridade ou pessoa é sinônimo de segurança. De forma figurada temos essa palavra sendo proferida nas escrituras, a saber: o apóstolo Paulo dizendo que a igreja de Corinto era o selo – a prova viva – de seu apostolado (I Coríntios 9:2), pois foi gerada por meio de suas pregações (I Coríntios 4:15).
Somente uma pessoa de poder ou autorizada podia romper o selo, o apóstolo João recebeu a revelação de Deus vendo também selos que só o Cordeiro podia desatar (Apocalipse 5:4-5; 6:5-7-9-12). O Espírito Santo recebe o selo como símbolo pelo ensino do apóstolo Paulo. Quando uma pessoa aceita Jesus como seu único Salvador e Senhor, logo é selada com o Espírito Santo como garantia das promessas de Deus em sua vida (II Coríntios 1:22; Efésios 1:13; 4:30), esse selo é espiritual e esse ensino só pode ser aceito pela fé (II Timóteo 2:19); o apóstolo João da semelhante ensino, em que sabemos que Deus está conosco pelo falo de seu Espírito está em nós (I João 3:24; 4:13). Sendo assim, como o selo era usado para autenticar documento, ou um sinal de propriedade, a vida do cristão está carimbada como o nome de Jesus em nossos corações, um selo verdadeiro sem qualquer falsidade como promessa da volta de Cristo para buscar sua igreja.