QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

O Espírito Santo é uma pessoa e não uma energia. Como o próprio nome diz, Ele é Espírito como Deus Pai (evangelho de João 5.24), e Ele é Santo igual a Deus ( Isaías 6.3). De maneira nenhuma Ele é um espírito imundo, mas santo, N’ele não há imperfeição nenhuma. O Espírito Santo é bem apresentado nas escrituras, tanto no Antigo como no Novo Testamento, e percebe-se de forma poderosa e dinâmica a sua presença no meio dos homens e mulheres de Deus. Nas escrituras é mencionado com diferentes nomes pelos diferentes personagens bíblicos com o propósito de revelar sua Pessoa, seu Poder e sua Missão. Vejamos eles:

a) Espírito Santo ( Lucas 12.12) – Esse é o nome mais conhecido e por todos mais citado, o nome Espírito Santo nos ensina sobre sua essência, que Ele é Espírito, mas não um mero espírito com impossibilidades, mas poderoso como Deus Pai, e o termo Santo nos fala da sua pureza e perfeição. Ou seja, Ele não tem nenhuma relação com o pecado. Isso nos fala sua missão na vida do cristão onde Ele proporciona essa santificação.

b) O bom Espírito ( Neemias 9.20; Salmos 143.10) – Bondade é um atributo de Deus Pai, nesses dois versículos, temos a informação em que o Espírito Santo é bondoso, pronto a ensinar e guiar (João 14.13; I Coríntios 2.13). Bondade é uma qualidade natural do Espírito Santo.

 c) Espírito de Deus (Gênesis 1.2; 41.38), ou Espírito do Senhor (Atos 5.9; 8.39) – Como há uma diversidade de espíritos, como anjos (Hebreus 1.13), e espíritos imundos (Marcos 5.20). Já o Espírito Santo vem diretamente de Deus, e de forma nenhuma dos homens (I Coríntios 2:12; I Pedro 1:12). Sendo assim, o Espírito Santo é de Deus.

d) Espírito de Cristo (Romanos 8:9; I Pedro 1:11) ou Espírito de Jesus (Atos 16:7; Filipenses 1:19) – Esse nome nos explica sua relação com a obra redentora de Cristo, pois Jesus o enviou (João 15:26; 16:7), Ele executa as vontades de Jesus em sua igreja (João 4:26; 15:26; Apocalipse 2:7), o Espírito fala segundo a vontade de Jesus. E o Espírito foi enviado pela petição e em nome de Jesus ao Pai E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” João 14:16. E ”…para que a benção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela fé, nós recebemos a promessa do Espírito.” Gálatas 3:14

Coloco em forma ordenada uma resposta bíblica do porque desse nome (Espírito de Cristo), que é por cinco motivos principais:
1ª) o Espírito Santo veio através do pedido de Jesus também ao Pai (João 14:16);
2ª) Jesus é o que batiza com o Espírito Santo (Mateus 3:11; Marcos 1:18; Lucas 3:16; João 1:33);
3ª) o Espírito Santo glorifica Jesus na igreja (João 14:26; 16:14);
4ª) ensina a doutrina de Cristo (João 14:26; 15:26; 16:8,13);
5ª) o Espírito Santo é o único que supre a ausência de Cristo na igreja, pois Ele é o Outro Consolador ( João 14:16,17).

e) O Consolador (João 14:16;26:15; 16:7) – Consolador vem do grego ”parakletos”. Jesus falou que o Espírito Santo é o outro Consolador, Jesus usou aqui a palavra ”outro” no grego ”allos” que significa ”outro do mesmo tipo”. É importante entender que Jesus  não usou a palavra grega ”heteros” que significa ”outro do tipo diferente”, ou seja, só o Espírito Santo pode suprir a ausência de Cristo aqui na Terra. Esse nome nos explica que o Espírito veio para andar lado a lado, para consolar, ajudar e suprir carências da igreja.

f) O Espírito da Verdade (João 14:17)– Esse nome nos dá a veracidade do Espírito Santo em desempenhar a sua obra aqui na terra testificando da verdade da palavra de Deus que é a ferramenta principal do Espírito para isso (Efésios 6:17; Hebreus 4:14). É interessante notar que Jesus disse: ”Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6), e o apóstolo João disse: ”…e o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.” (I João 5:6). Jesus é a verdade revelada ao mundo, e o Espírito Santo não é colocado diferente, Ele é a verdade, e dá testemunho da verdade que é Cristo (Colossenses 1:26-27), e de maneira nenhuma Ele é mentiroso, Ele é a verdade (I João 5:6).

g) Espírito de Santificação (Romanos 1:4) – Esse nome se dá pelo fato de que um dos principais objetivos do Espírito Santo é santificar a igreja até a volta de Cristo (I Coríntios 6:11; I Pedro 1:2). Ele sela o cristão (II Coríntios 1:22; Efésios 1:13; 4:30), orienta a igreja (Apocalipse 2:7), para que a mesma amadureça (Efésios 4:11-15) e seja achada imaculada no dia de Cristo (2 Pedro 3:14).

h) Espírito de Adoção (Romanos 8:15; Gálatas 4:6) – O termo ”Aba” é aramaico e significa ”Pai”. Era a palavra que Jesus empregava quando se referia ao Pai celestial. A combinação da palavra aramaica  Aba com a palavra grega significa ”Pai” (gr.pater), expressa a grande intimidade, a profunda emoção, o anelo, o afeto e a confiança mediante os quais o Espírito Santo nos leva a clamar a Deus. Esse texto não deve ser interpretado como que o Espírito é filho de Deus como Jesus, isso não é verdade, as escrituras nos dizem que Deus enviou seu filho unigênito ( que significa único). Na verdade, no presente texto é nos mostrado que o Espírito Santo faz-nos clamar a Deus como Pai e nos inspira a busca-lo como Pai (Romanos 8:16; Mateus 7:9-11).

i) Espírito Santo da Promessa (Efésios 1:13) – Está se referindo ao fato do Espírito Santo ter sido e ser em nossos dias, derramado copiosamente e de sua obra ser abundante na vida da igreja. Essa promessa foi feita desde os dias dos profetas e pelo Senhor Jesus a sua igreja.

Vejamos:
1) Jesus O chamou de ”a promessa do Pai” (Lucas 24:49; Atos 1:4; 2:33);
2) Pedro O chamou de forma semelhante ”a promessa” (Atos 2:39);
3) Paulo citou ”pela fé recebemos a promessa do Espírito” (Gálatas 3:14); citou também ”o Espírito Santo da promessa’‘ (Efésios 1:13);
4) O profeta Joel disse que Deus ”derramarei do meu Espírito” (Joel 2:28-29);
5) O profeta Isaías predisse essa promessa ”derramarei do meu Espírito” (Isaías 44:3);

O fato de se proferir a palavra ”derramar'” mostra-nos a generosidade de Deus em nos dar de seu precioso Espírito (Lucas 11.13; João 3.34). É uma promessa de triunfo da igreja de Cristo, pois, os grandes sacerdotes, juízes, profetas e lideres do Antigo Testamento só foram além de suas forças e vitoriosos graças à presença marcante do Espírito Santo. A igreja só cresce e triunfa mediante o cumprimento dessa promessa, seja ela de forma individual e coletiva sobre toda a igreja.

j) Espírito da Glória (I Pedro 4:14) – O Espírito Santo é glorioso porque é sua natureza, Ele é eterno e Um em Deus. O presente texto está se referindo ao sofrimento do cristão ante as lutas desse mundo, Pedro fala para os sofridos não estranhar tal fogo provador, mas sofrer pelo que é honroso diante de Deus (I Pedro 4:16), assim o cristão vai experimentar o consolo glorioso do Espírito Santo da glória (Filipenses 4:7)

k) Espírito de Vida (Romanos 8:2) – Esse nome nos dá o belo ensino da graça de Deus, pois, a operação do Espírito Santo nessa dispensão é bem diferente do tempo da lei. A lei tinha o objetivo de mostrar o pecado (Romanos 3:20; Gálatas 3:11); já nessa dispensão da graça, o Espírito Santo é chamado pelo apóstolo Paulo como a lei do Espírito de vida (Romanos 8:2). O Espírito veio independente da lei (Gálatas 3:2-14), para ministrar um Novo Testamento, não de letra (II Coríntios 3:6-8). Ele veio para ministrar uma comunhão mais viva e permanente na vida dos filhos de Deus (II Coríntios). O Espírito Santo proporciona vida e não a morte.

L) Espírito Eterno (Hebreus 9:14) – A palavra ”eterno” não pode se atribuída a homens, nem a animais, temos aqui uma das mais fortes declarações das escrituras, Deus é eterno, Jesus é eterno e o Espírito Santo também é eterno conforme nos mostra o texto sagrado. O presente texto mostra a participação do Espírito no sacrifício vicário de Cristo pelo mundo. É interessante notar que o Espírito Santo esteve presente desde o momento em que Jesus estava sendo gerado no ventre de Maria (Mateus 1:18), no ministério (Lucas 4:18; Atos 1:2), e agora no momento do sacrifício perfeito de Cristo pela humanidade (Hebreus 9:14) e por fim na ressurreição de Cristo (Romanos 8:11; I Pedro 3:18).

m) A unção do Santo (I João 2:20-27; I Coríntios 1:21) – O presente texto está se referindo ao Espírito Santo sobre o cristão para o ensinar. Assim como Cristo foi ungido para um determinado propósito (Lucas 4:18-19; Atos 10:38), o Espírito ungiu o cristão para ter a promessa da vida eterna (Efésios 1:13; 4:30; I João2:25).

Todos esses nomes a Ele atribuídos têm o objetivo de explicar sobre sua divindade, santidade e a obra a ser executada na vida dos homens, tanto os nãos salvos como os já salvos pela fé em Jesus. Estudar sobre sua atuação é se apaixonar e desejar sua presença no viver diário.

Att. Carlos Frederico.